Lojas físicas lideraram vendas. Roupas foram o produto com maior saída
Belo Horizonte, 2 de dezembro de 2021 – A mais recente edição da Black Friday, realizada em novembro, atendeu às expectativas de 67,5% dos comerciantes da capital, como mostra sondagem realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Em comparação a 2020, 43,2% dos lojistas disseram que as vendas foram melhores e/ou muito melhores. Para eles, os motivos que contribuíram para o resultado positivo foram a flexibilidade das restrições e o avanço da vacinação; promoções e descontos, produtos diferenciados e facilidade de pagamento. Já em relação a 2019, ano sem pandemia, 24,3% afirmam ter sido melhor e para 32,4%, não houve diferença.
De acordo com os comerciantes, as lojas físicas lideraram com 94,6% o meio pelo qual mais realizaram vendas. O e-commerce representou 5,4%. As roupas foram os produtos com maior saída (40,5%), seguidas por cosméticos (13,5%), móveis (10,8%), eletrônicos e itens de decoração (8,1%). Fechando a lista, aparecem empatados: acessórios e brinquedos (5,4%), utensílios domésticos, bolsas, mochilas e malas, cama/mesa/banho, calçados, papelaria e tecidos, com 2,7%.
A sondagem mostrou ainda que a principal forma de pagamento foi à vista no cartão de crédito, com 45,9%. Em seguida foi parcelado no cartão (37,8%), com média de cinco parcelas, seguido por cartão de débito (10,8%) e transferências eletrônicas (PIX, TED e DOC), com 5,4%.
Em pesquisa realizada pela CDL/BH, no início de novembro, a expectativa era de que a Black Friday injetasse R$ 2,11 bilhões na economia da capital, um crescimento de 2,46% em comparação a 2020. À época, o levantamento também revelou que 68,2% dos comerciantes acreditavam que a ação atenderia às expectativas de venda.
Para a Black Friday deste ano, os lojistas investiram em descontos atrativos (69,3%), divulgação dos produtos (58,5%), promoções (47,2%), facilidade de pagamento (25,5%) e redes sociais (8,5%).
“Tivemos uma Black Friday bem positiva para o comércio. A maioria dos lojistas seguiu nossa orientação de estender a ação até o último dia do mês de novembro e, certamente, isso teve um reflexo positivo nas vendas. Agora, o setor volta sua atenção para as vendas de Natal que, este ano, tem uma expectativa ainda maior de retomada da nossa economia”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Boas expectativas também para o Natal
Com o reaquecimento da economia, estima-se que 60% dos contratados para a temporada de fim de ano sejam efetivados. O índice da capital está acima da média nacional. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), aproximadamente quatro em cada dez empresários do país (38,7%) pretendem efetivar ao menos um dos funcionários temporários.
A expectativa é que cargos para vendedor sejam os responsáveis por 83,3% das vagas temporárias na capital. Em seguida aparecem: caixa, com 22%; estoquista (16,7%); atendente (11,1%) e repositor (5,6%).